domingo, 27 de setembro de 2009

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

03 de Setembro _ Dia do Biólogo

Dia 03 de setembro é DIA DO BIÓLOGO! Ser Biólogo não tem muita explicação, às vezes agimos com certas “esquisitices” que nem nós mesmos sabemos de onde vem. Para ajudara compreender melhor um amigo Biólogo estou postando um texto que originalmente não é meu, mas fiz algumas adapatações, divirtam-se!
Tenha paciência ao caminhar com um biólogo pela rua. É provável que ele faça paradas frequentes…sempre há uma formiga carregando uma folha gigantesca nas costas ou uma samambaia disposta de uma forma estranha num buraco do muro. Ele acha isso incrível!!! Toda vez que vocês entrarem em qualquer assunto que envolva a área dele, ele se empolgará. Finja que presta atenção no que ele diz. Finja que está entendendo também. Entenda que o conceito de beleza do biólogo é diferente do seu. Sapos verdes, gosmentos e verruguentos são lindos. Escorpiões, aranhas, vermes e insetos (hein??), são todos lindos.
Tente não vomitar quando ele te mostrar as fotos da última necropsia feita num golfinho. Simplesmente ignore quando o encontrar de quatro, agachado sobre o musgo… e faça o possível para que ele não te veja rindo quando ele começar o discurso em biologuês: “São briófitas! São as plantas mais primitivas! Elas ainda dependem da água para a fecundação e…” É provável que ele prefira ir para o congresso de Entomologia ao invés daquela viagem romântica.
Um Biólogo terá tendência a chamar pinheiros de gimnospermas. E a pinha (de onde vem o pinhão) de estróbilo. Não, ele não é um maníaco suicida se decidir entrar numa jaula para mergulhar com tubarões-brancos. É melhor você assistir filmes como “A Era do Gelo e Procurando Nemo” com amigos que não sejam biólogos. Caso contrário, você ouvirá, durante o filme: “ah, mas baleias não têm essa conexão entre a boca e o nariz, o Marlin e a Dori nunca poderiam ter saído pelo nariz dela!” E quem se importa?? (Fonte: diariodebiologia.com)

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Bicho-preguiça

Esse mamífero de hábitos noturnos, dorme o dia inteiro nas árvores, pendurada na copa das árvores. Eles só descem das árvores só quando é “obrigado”. É quase incapaz de se movimentar no chão, mas nada muito bem. Ela é inofensiva e tem poucos inimigos. É capaz de girar a cabeça de tal jeito que a cara pode ficar nas costas.
A visão e a audição da preguiça são muito fracas e ele se orienta principalmente pelo olfato. A pelagem é muito espessa e resistente (parece uma vassoura piaçava) coberta de algas verdes que tornam a preguiça quase invisível no meio das folhas. Quando o tempo esfria, ela cai num estado de torpor letárgico.

A preguiça alimenta-se apenas das folhas, frutos e brotos de algumas árvores. Urinam e defecam um vez por semana, sempre no chão, próximo à base da sua árvore. Nunca bebem água, a quantidade que elas necessitam para viver é absorvida do próprio alimento, durante o processo de digestão.
Por que as preguiças são preguiçosas? Na verdade elas não são preguiçosas, elas apenas possuem o metabolismo muito lento. Assim, suas reações, sua digestão e até sua respiração dão impressão de muita preguiça. São capazes de ficar por horas na mesma posição como se fossem estátuas.
Dorme cerca de 14 horas por dia, pendurada nas árvores. A reprodução também é na copa das árvores e a gestação dura cerca de 11 meses, nascendo apenas um filhote. Pode viver entre 30 e 40 anos. (Fonte: diariodebiologia.com)